O som, a música.
Na publicidade e para as marcas.

A importância dos primeiros nos segundos.

O efeito do som nas pessoas/utilizadores/clientes está muito estudado no campo da publicidade e da gestão das marcas.
Sabemos que o efeito em ambiente de loja também já é analisado ao detalhe para promover no cliente o comportamento mais desejado pelo espaço comercial.

Mas que efeito é esse? Que importância tem o som no público da publicidade? Porque as marcas investem tanto na música?
Quantas vezes dá por si a trautear uma música que lhe ficou no ouvido?
Tanta pergunta com uma única resposta bastante simples.

Uma marca para além de ter um som que lhe é atribuído, tem também uma estratégia sonora para atingir o seu target e passar a mensagem pretendida.

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Toda a estratégia de comunicação tem como objetivo representar a identidade corporativa (da marca), e o som é um dos elementos dessa estratégia.
Se há marcas que se reveem naquela música daquela banda emergente e trendy, outras apostam naquele clássico do rock ou da pop que todos conhecem.
http://bit.ly/MusicasDeAnuncios

Mas, por vezes, basta o jingle certo. Quem não se lembra do “Renascença Canal 1. É um espectáculo!” http://bit.ly/RádioRenascença

Decerto lembrar-se-á de vários outros exemplos de como o som influenciou a sua relação para com um anúncio e uma marca. Vários estudos provaram que é o facto de se chegar ao consumidor através dos vários sentidos que permite que a mensagem chegue ao destinatário de forma fiel.

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Mais que uma mensagem e um jingle

Mas mais que uma música ou sample, o trabalho sonoro no seu anúncio pode ir mais além, tentando atingir a emoção do interlocutor com sons que lhe são familiares, tais como, crianças a brincar, cães no parque, motores de automóveis.
A conjugação dos vários elementos sonoros é o que garante a atenção do ouvinte e a transmissão da mensagem pretendida.

[ Não descure o som na publicidade da sua marca ou empresa. Arriscamos a dizer para não deixar para segundo plano o som na sua comunicação em geral. ]



FONTES:
https://sites.duke.edu/soundscapes/2015/11/24/the-power-of-sounds-in-advertising/
https://www.audionetwork.com/content/music-for/music-for-advertising