Para a maioria de nós, a voz faz parte da nossa identidade e é a nossa forma privilegiada de comunicação. Por vezes prejudicamos a produção de voz a curto ou a longo prazo, em ações como gritar, falar muito, pigarrear ou fumar.
As patologias ligadas à voz podem ser despoletadas por inúmeras causas e quanto mais cedo forem diagnosticadas, melhor. Os tratamentos podem passar por terapia da fala, medicação ou cirurgia. Em situações menos graves, o descanso pode ser a solução.
[A cantora colombiana, Shakira, teve recentemente que cancelar a sua tour devido a hemorragia das cordas vocais, o que pode ser causado pelo esforço contínuo das cordas vocais. Esta situação é mais frequente entre cantores e professores. Repouso até que a lesão fique sarada é o tratamento nestes casos.]
Descubra algumas das doenças mais comuns relacionadas com a voz:
- Laringite (aguda ou crónica): a mais frequente da lista, é uma inflamação da mucosa da laringe e das cordas vocais, de origem infeciosa. Se do tipo agudo, terá uma curta duração (em média cerca de uma semana), e habitualmente é precedida de infeção nas fossas nasais ou faringe. Em caso de laringite crónica, esta será o resultado de uma inflamação prolongada e persistente da mucosa (por vezes durante anos), acontece sobretudo a quem esteja constantemente exposto a factores irritantes como o tabaco, álcool, ambientes com fumo/pó/vapores irritantes, abuso ou má utilização da voz, etc.
- Refluxo faringo-laríngeo: lesão da mucosa da laringe provocada pela subida do ácido do estômago, manifesta-se através de rouquidão, tosse, irritação na garganta, pigarreio.
- Paralisia das cordas vocais: mais frequentemente acontece apenas a uma das cordas vocais, e altera a qualidade da voz, e pode afectar a traqueia e pulmões. Maioritariamente ocorre após cirurgia ao pescoço, devido a traumatismos, infecções, tumores ou doenças neurológicas.
- Cancro da laringe: tumor maligno que como principal sintoma de alerta tem a rouquidão persistente (>2 semanas). O tabaco e o álcool são os principais factores de desenvolvimento da doença.
- Disfonia espasmódica: a qualidade e fluência da voz ficam alteradas por esta doença neurológica em que os músculos sofrem espasmos. Há 3 tipos desta patologia, que pode incidir sobre um ou mais músculos do aparelho vocal.
- Síndrome Bogart-Bacall: uma patologia que resulta da má utilização da voz, e que se traduz numa voz repentinamente demasiado profunda ou áspera, disfonia e fadiga vocal.
Doenças benignas da laringe:
- Nódulos ou pólipos nas cordas vocais: pequenas formações benignas nas cordas vocais, advindas de uma inflamação crónica,
- Edema de Reinke: acumulação de líquido nas pregas vocais, culminando em rouquidão, falhas vocais, sensação de corpo estranho na garganta.
- Papilomatose laríngea: doença rara que ocorre sobretudo em crianças ou jovens adultos, é causada pela infeção do papiloma humano na laringe. Rouquidão e falta de ar são sinais de alerta.
Esteja alerta aos sintomas, fale com o seu médico em caso de alguma dúvida, e lembre-se: a voz é um bem precioso!