Para uma marca comunicar eficazmente e ser bem-sucedida, terá que encontrar o seu tom de voz.
O tom de voz de uma marca é o modo como cada negócio comunica. É algo metafórico, mas se a estratégia for corretamente delineada, permitirá uma coesão entre os diversos meios de comunicação, traduzindo o estilo único que a diferencia da concorrência. Trata-se de definir a “personalidade” da marca e adaptá-la aos mais diferentes suportes: dos cartões-de-visita aos websites; das publicações nas redes sociais aos e-mails; da música que toca enquanto o cliente espera que atendam a chamada, às ações em público – resumindo, em tudo o que seja visível e que comunique a marca.
Vejamos como as escolhas de tom de voz são determinantes.
Falemos da Google, com um tom acessível, amistoso, fácil de entender. Ou da Apple, com um tom que apela ao design, à inovação, à funcionalidade, e que é visualmente atrativo.
Estas marcas usam a sua voz para seu próprio benefício a diversos níveis: desde cativar novos clientes, a captar novos trabalhadores ou investidores, mantendo a sua linguagem em todos os canais.
Para definir o tom de voz mais adequado a um negócio, é necessário:
- um perfeito entendimento da empresa/marca, do seu valor, missão e posicionamento;
- definir corretamente o público-alvo, para desenhar a estratégia de como chegar até ele;
- esboçar uma “história” com uma voz coesa e transversal a todas as plataformas;
- manter o tom de voz na interação com o cliente, mas também internamente.
O tom de voz é como o ADN de uma marca, e se mantido de modo consistente e desenvolvido ao longo do tempo, será a base que trará ao cliente a noção de ser respeitável, fidedigna, estável, em meros segundos.
Em termos de logotipo auditivo, como escolher o que mais se adequa para comunicar em vídeos ou em spots de tv/rádio? Mais uma vez é a estratégia de comunicação de cada marca e a sua “brand voice” que permitirá fazer a seleção perfeita. Teremos todo o gosto em ajudar!