Quando falamos em marketing, falamos em tudo o que rodeia o marketing!
A forma como comunicamos, como apresentamos o nosso produto, como nos transportamos para a imaginação dos clientes e como conseguimos evitar certos comportamentos que não queremos que nos definam, tudo é relevante.
A sustentabilidade da relação entre cliente/fornecedor deve ser considerada prioritária, caso contrário, não há oportunidades de vendas!
Algumas dicas para evitar irritar o cliente:
1. Atender sempre com boa disposição.
O cliente precisa de saber com quem realmente pode contar e uma relação de confiança é baseada (também) na disposição de quem atende o cliente. E o facto de estar do outro lado do telefone não pode ser justificação para não garantir um atendimento de elevada qualidade e simpatia.
2. Qualidade vs Quantidade.
Atender bem VS atender rapidamente para "despachar". O cliente percebe se é mais um número ou se do outro lado do telefone está alguém verdadeiramente interessado em responder ao pedido.
3. Conter a calma caso surja um tom de discussão.
Saber dialogar em caso de conflito é imprescindível e deve ser o primeiro pensamento a ter em conta. Aproveite a distância a seu favor. Pequenos truques como segurar uma caneta, escrever numa folha de papel, respirar calmamente podem ajudar a responder ao seu cliente.
4. Antecipar situações que possam irritar o cliente/interlocutor.
Ninguém tem o dom de prever o futuro, mas com alguma preparação é possível evitar situações menos agradáveis, ou pelo menos, apresentar uma solução de imediato. É preciso que a empresa demonstre e se esforce por criar um relacionamento transparente para com os seus clientes (ou qualquer outro interlocutor).
Recorda-se de alguma situação mais complicada mas que tenha conseguido resolver?
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