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(latim vox, vocis) s. f.
Som produzido na laringe, pelo ar que sai dos pulmões e da boca do homem. (Também se diz de certos animais.)
Faculdade de falar.
- voz presa: voz rouca.
- voz pública: fama, boato.
- voz surda: voz que se não percebe claramente, som abafado.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Qualquer marca/empresa tem a sua identidade visual, porém o som tem também a capacidade de transmitir os valores da entidade/marca e funcionar como elemento activo na sua notoriedade e identificação.
Marca sonora, Sound branding, Audio branding, Sonic branding, Acoustic branding ou Sonic mnemonics são as diversas designações possíveis mas o objectivo é apenas um: activar a memória sonora do consumidor/cliente/utilizador.
Aqui o som é usado com a função de facilitar a identificação, a origem comercial dos produtos ou serviços.
O marketing sensorial é cada vez mais uma arma na acção de uma empresa/marca. O som, o cheiro e as experiências tácteis são ferramentas fundamentais para que as marcas sejam lembradas não só pela memória visual, mas também pelos restantes sentidos.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As criações intelectuais podem ser objecto de um direito de propriedade (direito de propriedade industrial).
Este direito permite assegurar o uso exclusivo sobre uma determinada criação ou um sinal usado para distinguir produtos e empresas no mercado.
A Propriedade Industrial (PI), em conjunto com os Direitos de Autor e os Direitos Conexos, constituem a Propriedade Intelectual. O Direito de Autor visa a protecção das obras literárias e artísticas (incluindo as criações originais da literatura e das artes)
O Direito de Autor é um Direito do Homem e um Direito Fundamental, consagrado na Constituição da República Portuguesa, que protege as obras ou criações intelectuais. É um ramo do Direito Civil que se rege, essencialmente, pelas disposições do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC), publicado pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março, com as alterações introduzidas pelas Leis n.ºs 45/85, de 17 de Setembro, 114/91 de 3 de Setembro, pelos Decretos-Leis nºs. 332/97 e 334/97, ambos de 27 de Novembro, e pelas Leis nºs 50/2004, de 24 de Agosto, 24/2006, de 30 de Junho e 16/2008, de 1 de Abril.
A protecção conferida pelo Direito de Autor é reconhecida em todos os países da União Europeia, nos países subscritores da Convenção de Berna para a Protecção de Obras Literárias e Artísticas e nos países membros do Tratado OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
Disposições legais relevantes: 42º da Constituição da República Portuguesa e 1º do CDADC
Fonte: www.marcasepatentes.pt e www.spautores.pt
Dar ou obter autorização oficial ou formal para utilização.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Todas as organizações, quer sejam privadas ou públicas com ou sem fins lucrativos, necessitam de uma grande variedade de materiais de marketing e publicidade quer offline ou online. O copywriter é quem escreve copy (textos) para esses materiais de forma a chamar a atenção, comunicar e persuadir.
Fonte: Maria Spínola (www.mariaspinola.com)
O logótipo é o sinal adequado a identificar uma entidade que preste serviços ou comercialize produtos, distinguindo-a das demais, podendo ser utilizado, nomeadamente, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência. É o modo pelo qual determinada entidade pretende ser conhecida junto do público.
Fonte: www.marcasepatentes.pt
A marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas.
Se a marca for registada, passa o seu titular a deter um exclusivo que lhe confere o direito de impedir que terceiros utilizem, sem o seu consentimento, sinal igual ou semelhante, em produtos ou serviços idênticos ou afins (ou seja, o registo permite, nomeadamente, reagir contra imitações).
Fonte: www.marcasepatentes.pt
Frase curta e apelativa que identifica uma marca ou uma organização, cujo uso é muito comum em publicidade.
Fonte: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. www.infopedia.pt
Serviço que centraliza o atendimento de chamadas telefónicas, possibilitando o apoio ao cliente, a realização de estudos de mercado, vendas e outros serviços.
Fonte: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. www.infopedia.pt
[mensagem]
Comunicação verbal ou escrita; notícia; recado.
Fonte: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. www.infopedia.pt
[informação]
Esclarecimento dado acerca do procedimento de outrém.
Fonte: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. www.infopedia.pt
[publicidade]
Qualidade do que é público; do conhecimento público; acto ou efeito de publicar ou editar; acto de dar a conhecer um produto ou conjunto de produtos, incitando o seu consumo; anúncio.
Fonte: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. www.infopedia.pt
O atendimento automático é uma ferramenta que não deixa qualquer interlocutor que telefone para uma empresa sem uma resposta ou orientação. O atendimento automático atende a chamada sem necessidade de operador, ou então, atende a chamada primeiro que o operador, encaminhando essa chamada para o interlocutor correcto. É possível personalizar o atendimento automático com mensagens utéis, apelativas ou comerciais.
Locução é o processo de narrar situações ou ler interpretando um texto de um produto de comunicação audiovisual, de rádio ou de atendimento telefónico. Locução simples (uma voz) Vs Locução mista (duas ou mais vozes)
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Locução
São sons criados ou editados artificialmente, aplicados a uma gravação de rádio ou audiovisual.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_sonoro
O script é a forma escrita (texto) de qualquer actividade audio ou audiovisual (peça, filme, emissão de televisáo ou rádio) e que lhe serve de directriz.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Roteiro e www.thefreedictionary.com/script
Os ficheiros de áudio são convertidos nos formatos wave, mp3, CCITT u-Law, CCITT A-Law ou outro indicado pelo cliente (respondendo aos requisitos técnicos existentes).
A Espera Telefónica Personalizada aproveita o tempo e a atenção do seu cliente naqueles momentos em que ele ligou para a sua empresa e aguarda ao telefone. Ao invés do silêncio o cliente ouve músicas e mensagens, feitas especialmente para seu negócio, onde fala sobre a sua empresa, vende os seus produtos, anuncia lançamentos, promoções, etc.
Ou IVR (Interactive Voice Response - Resposta Interactiva de Voz) é uma tecnologia que pretende facilitar o atendimento do interlocutor. A interacção é feita através de menus apresentados ao interlocutor que vê a sua resposta recebida através do reconhecimento de voz - comandos simples como sim, não - ou da inserção de informação nos equipamentos - premir teclas).
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Interactive_voice_response
Spot é um instrumento publicitário utilizado em rádio. Pode ter uma ou mais vozes, com efeitos sonoros e/ou música de fundo para transmitir de forma apelativa uma mensagem.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Spot
Este instrumento tem várias vantagens:
- Custo por contacto muito baixo;
- Timings de produção curtos;
- Permite uma rápida concretização do planeamento devido à não saturação publicitária da maior parte dos suportes e características técnicas;
- Meio flexível que permite segmentar o público-alvo, "regionalizar", estar presente em várias durações e períodos horários específicos;
- Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição;
- Elevada capacidade de exploração musical;
- Excelente meio no que respeita ao contacto directo com o público.
Formato audio que utiliza principalmente a música como recurso para a fácil memorização da mensagem pelo público-alvo. É uma música feita exclusivamente para um produto, marca ou empresa que promova a sua identificação.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Spot e pt.wikipedia.org/wiki/Jingle
É o texto dito, gravado ou comentário sobre imagens com um locutor não visível.
Fonte. www.anaeclaudia.blogspot.pt
O vídeo institucional é uma ferramenta dinâmica de comunicação que visa apresentar a organização e passar informações de forma clara, rápida e objectiva para seus públicos. Estes vídeos têm como principais vantagens:
- a promoção de uma marca, produto/serviço ou empresa;
- o grande impacto na audiência.
Spot é um instrumento publicitário, neste caso aplicado à televisão pelo que goza de enorme impacto. As principais vantagens prendem-se com:
- a facilidade de demonstração do produto;
- a cobertura de um maior território geográfico;
- elevados níveis de penetração em todos os segmentos da população;
- flexibilidade: permite a selecção de vários períodos horários em programas distintos, com diferentes durações;
- os resultados rápidos em cobertura e impacto.
Música ambiente é um género musical cujo intuito é a criação de uma "atmosfera", uma "paisagem sonora" ou mesmo para apenas soar como um "discreto complemento" a um determinado local. Exemplo: espaços públicos, comerciais, etc…
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Música_ambiente
Música que acompanha uma peça publicitária/de comunicação e/ou de atendimento telefónico.
Com a rádio interna pretende-se proporcionar um ambiente agradável num determinado espaço/organização a quem usufrui dele - clientes e funcionários. Pode transmitir música, informações úteis, comunicação lúdica e/ou ter uma função vital na transmissão dos valores da empresa.
Tal como a rádio interna ou a música ambiente, os spots de promoções de loja têm um cariz local e dirigido a um espaço, podendo transmitir uma determinada mensagem num determinado momento. Por exemplo: campanhas específicas em determinado horário ou dia, informações sazonais. Pretende comunicar com os clientes, tendo essencialmente um cariz comercial/publicitário.
O serviço Voicemail ou Mailbox é uma caixa de correio de voz que permite não perder chamadas. Se não atender o telefone ou em caso de ocupado, ou em período de encerramento (ex. horário nocturno, almoço) as chamadas são automaticamente atendidas pelo sistema de voicemail/mailbox.
Quem liga, ouve uma mensagem pré-gravada pela empresa/entidade que permite ao interlocutor deixar uma mensagem de voz com o assunto que pretende tratar e os seus contactos. Em horário oportuno esta mensagem é ouvida e encaminhada para o responsável, que dará o seguimento devido.
Fonte: en.wikipedia.org/wiki/Voice-mail