O panorama digital está a mudar radicalmente e com ele muda também toda a estrutura de estratégia de conteúdo como a conhecemos. E essa mudança toca-nos de forma muito especial pois vem diretamente da VOZ.

A tecnologia ativada por voz está a emergir em todas as nossas interações, de lazer ou profissionais, e promete ser a maior revolução da indústria, desde que a internet se transformou num meio visual.

A Apple introduziu a Siri em 2011 e isso ditou a tendência, com os assistentes de voz a proliferar nos dispositivos que usamos em casa, no trabalho e no carro.
E com estas tecnologias mudaram também as formas de pesquisa das pessoas no geral. A pesquisa por voz significa que a tecnologia dos diferentes dispositivos (home assistants, computadores, telemóveis, automóveis, etc) reconhece o que a pessoa diz e devolve as respostas disponíveis.

Alguns estudos apontam alguns dados importantes:
- em 2020 50% das pesquisas serão feitas através da voz.
- 2 em 5 pessoas dizem que os sistemas ativados por voz são essenciais à sua vida
- 55% dos adolescentes e 44% dos adultos usam a pesquisa por voz diariamente

Dados Sayonetech
Image Source: www.sayonetech.com

Mas os desafios agora são:


    • Como usar a voz nas marcas e nos conteúdos online para responder às pesquisas dos consumidores?

    • Como podem os marketeers e os gestores de conteúdos usar as novas tecnologias de voz para chegar (ou responder) aos seus públicos?

    • Como ajustar as suas estratégias de conteúdo às novas tecnologias?



    Com o crescimento das soluções de voz, as estratégias de conteúdos já não se vão limitar aos gostos, partilhas, cliques, downloads ou visualizações. Voice Engagement será uma métrica relevante num futuro muito próximo. A Interação por Voz será uma métrica muito relevante, já que este é o método que as pessoas usarão tendencialmente para pesquisar e interagir com os canais digitais das marcas, descobrir mais informação sobre os produtos disponíveis e usufruir dos serviços das empresas.

    E se tudo começou na Siri, atualmente a Amazon’s Echo e o Google Home já começam a dominar o mercado, e as empresas terão de se ajustar e estar onde o consumidor está, oferecendo-lhe uma melhor experiência, e garantindo tráfego aos canais da marca/cliente.

    Mas como desenvolver uma estratégia de voz integrada no plano de marketing digital?
    Incorporar tácticas audio-friendly nas suas apresentações, conteúdos e estratégias é a resposta. Deixamos algumas ideias e dicas:


      1. 1. Escrever conteúdo conciso, que possa ser lido em voz alta como resposta a uma questão.

      2. 2. Usar um tom conversacional, com linguagem simples – fácil de identificar pelos sistemas ativados por voz.

      3. 3. Não descurar a importância das palavras chave de long-tail. Podem estar aí os potenciais clientes.

      4. 4. Encontrar formas alternativas de expor os conteúdos de forma a responder às diferentes formas de pesquisa das pessoas.

      5. 5. Identificar websites de notícias reconhecidos pelo Google como editores de conteúdos, e submeter conteúdos a esses websites. Esses websites estão aptos a devolver resultados através da tecnologia ativada por voz nos telemóveis ou outros sistemas.

      6. 6. Usar ferramentas como o Schema.org/speakable para identificar e marcar etiquetas áudio no conteúdo do cliente, nomeadamente no website.

      7. 7. Garantir que o website é rápido, seguro e responsive (adaptado para mobile).



      E se nos seus canais não considerou ter conteúdos áudio com a voz humana como interface entre a sua marca e o seu utilizador, este é o momento de o fazer.
      Informação gráfica, mensagens, chats, informação comercial, todos os conteúdos informativos começam a ser transformados em conteúdos de vídeo com locução, tradução e legendagem para responder a estas novas necessidades.


      Fique atento!


      Fontes:
      - https://www.prdaily.com/how-voice-technology-is-reshaping-pr/
      - https://digitalmarketinginstitute.com/blog/voice-search-why-your-brand-needs-a-voice-strategy
      - https://www.adweek.com/digital/5-components-of-voice-technology-that-will-benefit-marketing-strategies/
      - https://contentmarketinginstitute.com/2018/10/voice-activated-technology/
      - https://www.bluecorona.com/blog/voice-search-digital-marketing-strategies