O panorama digital está a mudar radicalmente e com ele muda também toda a estrutura de estratégia de conteúdo como a conhecemos. E essa mudança toca-nos de forma muito especial pois vem diretamente da VOZ.





*** UPDATE 2021 ***



Com a nova realidade de pandemia, os desafios surgem de todas frentes a todos os intervenientes no mercado: empresas, colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. E em todos os sentidos (vertical e horizontal na organização e hierarquias) .

As comunicações digitais com recurso a voz e vídeo foram a chave do sucesso nos últimos meses. Nem sempre com as melhores condições mas a adaptação foi excecional.

O estudo dirigido pelo Capgemini Research Institute intitulado “The future of work: from remote to hybrid“, revela que a produtividade dos trabalhadores das empresas inquiridas aumentou 63% no terceiro trimestre de 2020 graças à redução dos tempos de viagem, aos horários flexíveis e à adoção de ferramentas colaborativas virtuais. (Retirado de jornaleconomico.sapo.pt)

Mas estes níveis de produtividade só se manterão se as empresas se adaptarem às necessidades emergentes. E é aqui que as comunicações digitais, audiovisuais, síncronas ou assíncronas vão mostrar a sua relevância.

Atendimentos telefónicos personalizados, vídeos institucionais, de formação ou integração de novos elementos, traduções (ou legendagens) para os casos de interação internacional, spots de rádio que podem transformar-se em anúncios no Youtube ou Spotify, entre outras soluções.
E a sua empresa, está preparada para o presente?

*** UPDATE 2021 ***




A tecnologia ativada por voz está a emergir em todas as nossas interações, de lazer ou profissionais, e promete ser a maior revolução da indústria, desde que a internet se transformou num meio visual.

A Apple introduziu a Siri em 2011 e isso ditou a tendência, com os assistentes de voz a proliferar nos dispositivos que usamos em casa, no trabalho e no carro.
E com estas tecnologias mudaram também as formas de pesquisa das pessoas no geral. A pesquisa por voz significa que a tecnologia dos diferentes dispositivos (home assistants, computadores, telemóveis, automóveis, etc) reconhece o que a pessoa diz e devolve as respostas disponíveis.


Alguns estudos apontam alguns dados importantes:


    • em 2020 50% das pesquisas serão feitas através da voz.

    • 2 em 5 pessoas dizem que os sistemas ativados por voz são essenciais à sua vida

    • 55% dos adolescentes e 44% dos adultos usam a pesquisa por voz diariamente




Dados Sayonetech
Image Source: www.sayonetech.com


Mas os desafios agora são:


    • Como usar a voz nas marcas e nos conteúdos online para responder às pesquisas dos consumidores?

    • Como podem os marketeers e os gestores de conteúdos usar as novas tecnologias de voz para chegar (ou responder) aos seus públicos?

    • Como ajustar as suas estratégias de conteúdo às novas tecnologias?