O panorama digital está a mudar radicalmente e com ele muda também toda a estrutura de estratégia de conteúdo como a conhecemos. E essa mudança toca-nos de forma muito especial pois vem diretamente da VOZ.
*** UPDATE 2021 ***
Com a nova realidade de pandemia, os desafios surgem de todas frentes a todos os intervenientes no mercado: empresas, colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. E em todos os sentidos (vertical e horizontal na organização e hierarquias) .
As comunicações digitais com recurso a voz e vídeo foram a chave do sucesso nos últimos meses. Nem sempre com as melhores condições mas a adaptação foi excecional.
O estudo dirigido pelo Capgemini Research Institute intitulado “The future of work: from remote to hybrid“, revela que a produtividade dos trabalhadores das empresas inquiridas aumentou 63% no terceiro trimestre de 2020 graças à redução dos tempos de viagem, aos horários flexíveis e à adoção de ferramentas colaborativas virtuais. (Retirado de jornaleconomico.sapo.pt)
Mas estes níveis de produtividade só se manterão se as empresas se adaptarem às necessidades emergentes. E é aqui que as comunicações digitais, audiovisuais, síncronas ou assíncronas vão mostrar a sua relevância.
Atendimentos telefónicos personalizados, vídeos institucionais, de formação ou integração de novos elementos, traduções (ou legendagens) para os casos de interação internacional, spots de rádio que podem transformar-se em anúncios no Youtube ou Spotify, entre outras soluções.
E a sua empresa, está preparada para o presente?
A tecnologia ativada por voz está a emergir em todas as nossas interações, de lazer ou profissionais, e promete ser a maior revolução da indústria, desde que a internet se transformou num meio visual.
A Apple introduziu a Siri em 2011 e isso ditou a tendência, com os assistentes de voz a proliferar nos dispositivos que usamos em casa, no trabalho e no carro.
E com estas tecnologias mudaram também as formas de pesquisa das pessoas no geral. A pesquisa por voz significa que a tecnologia dos diferentes dispositivos (home assistants, computadores, telemóveis, automóveis, etc) reconhece o que a pessoa diz e devolve as respostas disponíveis.
Image Source: www.sayonetech.com
As comunicações digitais com recurso a voz e vídeo foram a chave do sucesso nos últimos meses. Nem sempre com as melhores condições mas a adaptação foi excecional.
O estudo dirigido pelo Capgemini Research Institute intitulado “The future of work: from remote to hybrid“, revela que a produtividade dos trabalhadores das empresas inquiridas aumentou 63% no terceiro trimestre de 2020 graças à redução dos tempos de viagem, aos horários flexíveis e à adoção de ferramentas colaborativas virtuais. (Retirado de jornaleconomico.sapo.pt)
Mas estes níveis de produtividade só se manterão se as empresas se adaptarem às necessidades emergentes. E é aqui que as comunicações digitais, audiovisuais, síncronas ou assíncronas vão mostrar a sua relevância.
Atendimentos telefónicos personalizados, vídeos institucionais, de formação ou integração de novos elementos, traduções (ou legendagens) para os casos de interação internacional, spots de rádio que podem transformar-se em anúncios no Youtube ou Spotify, entre outras soluções.
E a sua empresa, está preparada para o presente?
*** UPDATE 2021 ***
A tecnologia ativada por voz está a emergir em todas as nossas interações, de lazer ou profissionais, e promete ser a maior revolução da indústria, desde que a internet se transformou num meio visual.
A Apple introduziu a Siri em 2011 e isso ditou a tendência, com os assistentes de voz a proliferar nos dispositivos que usamos em casa, no trabalho e no carro.
E com estas tecnologias mudaram também as formas de pesquisa das pessoas no geral. A pesquisa por voz significa que a tecnologia dos diferentes dispositivos (home assistants, computadores, telemóveis, automóveis, etc) reconhece o que a pessoa diz e devolve as respostas disponíveis.
- Alguns estudos apontam alguns dados importantes:
- em 2020 50% das pesquisas serão feitas através da voz.
- 2 em 5 pessoas dizem que os sistemas ativados por voz são essenciais à sua vida
- 55% dos adolescentes e 44% dos adultos usam a pesquisa por voz diariamente
Image Source: www.sayonetech.com
Mas os desafios agora são:
- Como usar a voz nas marcas e nos conteúdos online para responder às pesquisas dos consumidores?
- Como podem os marketeers e os gestores de conteúdos usar as novas tecnologias de voz para chegar (ou responder) aos seus públicos?
- Como ajustar as suas estratégias de conteúdo às novas tecnologias?
- 1. Escrever conteúdo conciso, que possa ser lido em voz alta como resposta a uma questão.
- 2. Usar um tom conversacional, com linguagem simples – fácil de identificar pelos sistemas ativados por voz.
- 3. Não descurar a importância das palavras chave de long-tail. Podem estar aí os potenciais clientes.
- 4. Encontrar formas alternativas de expor os conteúdos de forma a responder às diferentes formas de pesquisa das pessoas.
- 5. Identificar websites de notícias reconhecidos pelo Google como editores de conteúdos, e submeter conteúdos a esses websites. Esses websites estão aptos a devolver resultados através da tecnologia ativada por voz nos telemóveis ou outros sistemas.
- 6. Usar ferramentas como o Schema.org/speakable para identificar e marcar etiquetas áudio no conteúdo do cliente, nomeadamente no website.
- 7. Garantir que o website é rápido, seguro e responsive (adaptado para mobile).
Com o crescimento das soluções de voz, as estratégias de conteúdos já não se vão limitar aos gostos, partilhas, cliques, downloads ou visualizações. Voice Engagement será uma métrica relevante num futuro muito próximo. A Interação por Voz será uma métrica muito relevante, já que este é o método que as pessoas usarão tendencialmente para pesquisar e interagir com os canais digitais das marcas, descobrir mais informação sobre os produtos disponíveis e usufruir dos serviços das empresas.
E se tudo começou na Siri, atualmente a Amazon’s Echo e o Google Home já começam a dominar o mercado, e as empresas terão de se ajustar e estar onde o consumidor está, oferecendo-lhe uma melhor experiência, e garantindo tráfego aos canais da marca/cliente.
Mas como desenvolver uma estratégia de voz integrada no plano de marketing digital?
Incorporar tácticas audio-friendly nas suas apresentações, conteúdos e estratégias é a resposta. Deixamos algumas ideias e dicas:
E se tudo começou na Siri, atualmente a Amazon’s Echo e o Google Home já começam a dominar o mercado, e as empresas terão de se ajustar e estar onde o consumidor está, oferecendo-lhe uma melhor experiência, e garantindo tráfego aos canais da marca/cliente.
Mas como desenvolver uma estratégia de voz integrada no plano de marketing digital?
Incorporar tácticas audio-friendly nas suas apresentações, conteúdos e estratégias é a resposta. Deixamos algumas ideias e dicas:
E se nos seus canais não considerou ter conteúdos áudio com a voz humana como interface entre a sua marca e o seu utilizador, este é o momento de o fazer.
Informação gráfica, mensagens, chats, informação comercial, todos os conteúdos informativos começam a ser transformados em conteúdos de vídeo com locução, tradução e legendagem para responder a estas novas necessidades.
Fique atento!
Fontes:
- https://www.prdaily.com/how-voice-technology-is-reshaping-pr/
- https://digitalmarketinginstitute.com/blog/voice-search-why-your-brand-needs-a-voice-strategy
- https://www.adweek.com/digital/5-components-of-voice-technology-that-will-benefit-marketing-strategies/
- https://contentmarketinginstitute.com/2018/10/voice-activated-technology/
- https://www.bluecorona.com/blog/voice-search-digital-marketing-strategies