Todos os dias utilizamos a nossa voz de tanta forma e para tantos fins, sem sequer nos lembrarmos de todo o processo necessário a que tal aconteça. Vejamos como funciona o nosso corpo no que diz respeito à produção de voz…

A composição:
O aparelho fonador pode ser dividido em 3 partes:
- articulatória (língua, faringe, nariz, lábios, dentes),
- fonatória (laringe, onde se encontram as cordas vocais),
- respiratória (traqueia, pulmões, brônquios e diafragma).

O percurso:
O ar inspirado, e posteriormente expelido dos pulmões através dos brônquios, entra na traqueia e chega à laringe, onde, ao atravessar a glote, encontra o primeiro obstáculo à sua passagem.
A glote, que fica na zona da maçã-de-adão, é a abertura entre duas pregas musculares das paredes superiores da laringe, conhecidas como cordas vocais. O fluxo de ar pode encontrá-la fechada ou aberta, consoante estejam aproximados ou afastados os limites dessas pregas. Se fechada, o ar força a passagem através das pregas vocais tensas, fazendo-as vibrar e produzir o som característico das articulações sonoras. Se aberta, o ar passa sem vibrações laríngeas.

(VIdeo cordas vocais: https://www.youtube.com/watch?v=l2ON3-s83Js)

Ao sair da laringe, a corrente expiratória entra na cavidade faríngea, e depara-se com duas vias de acesso ao exterior: o canal bucal e o nasal.
A separar esses dois canais está o véu palatino ou palato mole, órgão parcialmente móvel que é capaz de obstruir ou não a entrada do ar na cavidade nasal - e assim determinar a natureza oral ou nasal de um som.
Quando adota uma posição mais elevada, o véu palatino cola-se à parede posterior da faringe e deixa livre apenas o trato bucal. Quando se encontra mais para baixo, o véu palatino deixa ambas as passagens livres.
A corrente expiratória divide-se, e uma parte dela é escoada através das fossas nasais, onde adquire a ressonância característica das articulações nasais (palavras com som “anasalado”).
O som produzido é ampliado e modificado pelas cavidades de ressonância (faringe, cavidade bucal, cavidade nasal e seios perinasais) e pelos órgãos de articulação (lábios, dentes, maxilares, língua, palato duro e mole) que cooperam para a articulação de consoantes e vogais que nos permite comunicar verbalmente.


Porque é que apenas os humanos conseguem falar?
Deve-se à nossa anatomia e às suas características que o possibilitam: a postura vertical do corpo, o ângulo de 90º entre a faringe e a boca, o maior comprimento da faringe, a posição posterior da língua, o tamanho e complexidade do cérebro.

É este o instrumento de trabalho dos nossos locutores. Complexo, não é?