Cada vez surgem mais estudos que comprovam a importância da alimentação na nossa saúde, e que devemos optar por uma alimentação saudável de modo a prevenir ou a recuperar de doenças.

Agora que as temperaturas começam a baixar e já nos despedimos do Verão, o Outono poderá apanhar-nos desprevenidos e a nossa garganta dá logo sinal – sensação de dor ou ardor, que indicam a presença de inflamação ou até de infeção. E se trabalha com a voz, sabe quão importante é manter uma alimentação cuidada para conseguir estar aquelas horas a falar, gravar aquele anúncio ou fazer aquela apresentação.

Saiba que alimentos deve privilegiar e quais deve rejeitar, de modo a recuperar mais rapidamente:

1. Coma mais alimentos frescos como frutas e legumes.
Dê especial importância aos que têm maior quantidade de vitamina C (morango, laranja, kiwi, couve flor, brócolos, pimentos…); vitamina A, encontrada em fígado, cenoura, espinafres; e vitamina E (azeite, nozes, avelãs, amêndoas, abacate…).
A vitamina C fortalecerá o seu sistema imunitário, é antioxidante, reconhecida pela sua eficácia contra sintomas gripais e facilita a absorção do ferro. A vitamina A é bastante importante para a saúde ocular, para o equilíbrio da pele e mucosas e ainda tem funções protetoras contra doenças infeciosas.
Por último, a vitamina E tem propriedades antioxidantes que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. A par disto, não se esqueça da hidratação e beba muita água e/ou chá (no caso de ter dor de garganta opte por chá de limão, de gengibre, de alcaçuz, de manjericão ou de cebola, podendo adoçar com mel).

2. Não coma alimentos processados.
Evite alimentos com altos níveis de açúcar e de hidratos de carbono, como bolos, bolachas, biscoitos.
Evite ainda óleos vegetais (de girassol, soja ou milho), e por isso todo o tipo de fritos nestas gorduras, bem como margarina e outros produtos que contenham gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada. Este tipo de alimentos foi identificado como sendo favorável ao desenvolvimento de inflamações, devendo ser consumidos com moderação.

Uma alimentação adequada poderá ser decisiva para a saúde da sua voz!