O panorama digital está a mudar radicalmente e com ele muda também toda a estrutura de estratégia de conteúdo como a conhecemos. E essa mudança toca-nos de forma muito especial pois vem diretamente da VOZ.
*** UPDATE 2021 ***
As comunicações digitais com recurso a voz e vídeo foram a chave do sucesso nos últimos meses. Nem sempre com as melhores condições mas a adaptação foi excecional.
O estudo dirigido pelo Capgemini Research Institute intitulado “The future of work: from remote to hybrid“, revela que a produtividade dos trabalhadores das empresas inquiridas aumentou 63% no terceiro trimestre de 2020 graças à redução dos tempos de viagem, aos horários flexíveis e à adoção de ferramentas colaborativas virtuais. (Retirado de jornaleconomico.sapo.pt)
Mas estes níveis de produtividade só se manterão se as empresas se adaptarem às necessidades emergentes. E é aqui que as comunicações digitais, audiovisuais, síncronas ou assíncronas vão mostrar a sua relevância.
Atendimentos telefónicos personalizados, vídeos institucionais, de formação ou integração de novos elementos, traduções (ou legendagens) para os casos de interação internacional, spots de rádio que podem transformar-se em anúncios no Youtube ou Spotify, entre outras soluções.
E a sua empresa, está preparada para o presente?
*** UPDATE 2021 ***
A tecnologia ativada por voz está a emergir em todas as nossas interações, de lazer ou profissionais, e promete ser a maior revolução da indústria, desde que a internet se transformou num meio visual.
A Apple introduziu a Siri em 2011 e isso ditou a tendência, com os assistentes de voz a proliferar nos dispositivos que usamos em casa, no trabalho e no carro.
E com estas tecnologias mudaram também as formas de pesquisa das pessoas no geral. A pesquisa por voz significa que a tecnologia dos diferentes dispositivos (home assistants, computadores, telemóveis, automóveis, etc) reconhece o que a pessoa diz e devolve as respostas disponíveis.
- Alguns estudos apontam alguns dados importantes:
- em 2020 50% das pesquisas serão feitas através da voz.
- 2 em 5 pessoas dizem que os sistemas ativados por voz são essenciais à sua vida
- 55% dos adolescentes e 44% dos adultos usam a pesquisa por voz diariamente

Image Source: www.sayonetech.com
- Como usar a voz nas marcas e nos conteúdos online para responder às pesquisas dos consumidores?
- Como podem os marketeers e os gestores de conteúdos usar as novas tecnologias de voz para chegar (ou responder) aos seus públicos?
- Como ajustar as suas estratégias de conteúdo às novas tecnologias?
- 1. Escrever conteúdo conciso, que possa ser lido em voz alta como resposta a uma questão.
- 2. Usar um tom conversacional, com linguagem simples – fácil de identificar pelos sistemas ativados por voz.
- 3. Não descurar a importância das palavras chave de long-tail. Podem estar aí os potenciais clientes.
- 4. Encontrar formas alternativas de expor os conteúdos de forma a responder às diferentes formas de pesquisa das pessoas.
- 5. Identificar websites de notícias reconhecidos pelo Google como editores de conteúdos, e submeter conteúdos a esses websites. Esses websites estão aptos a devolver resultados através da tecnologia ativada por voz nos telemóveis ou outros sistemas.
- 6. Usar ferramentas como o Schema.org/speakable para identificar e marcar etiquetas áudio no conteúdo do cliente, nomeadamente no website.
- 7. Garantir que o website é rápido, seguro e responsive (adaptado para mobile).
E se tudo começou na Siri, atualmente a Amazon’s Echo e o Google Home já começam a dominar o mercado, e as empresas terão de se ajustar e estar onde o consumidor está, oferecendo-lhe uma melhor experiência, e garantindo tráfego aos canais da marca/cliente.
Mas como desenvolver uma estratégia de voz integrada no plano de marketing digital?
Incorporar tácticas audio-friendly nas suas apresentações, conteúdos e estratégias é a resposta. Deixamos algumas ideias e dicas:
E se nos seus canais não considerou ter conteúdos áudio com a voz humana como interface entre a sua marca e o seu utilizador, este é o momento de o fazer.
Informação gráfica, mensagens, chats, informação comercial, todos os conteúdos informativos começam a ser transformados em conteúdos de vídeo com locução, tradução e legendagem para responder a estas novas necessidades.
Fique atento!
Fontes:
- https://www.prdaily.com/how-voice-technology-is-reshaping-pr/
- https://digitalmarketinginstitute.com/blog/voice-search-why-your-brand-needs-a-voice-strategy
- https://www.adweek.com/digital/5-components-of-voice-technology-that-will-benefit-marketing-strategies/
- https://contentmarketinginstitute.com/2018/10/voice-activated-technology/
- https://www.bluecorona.com/blog/voice-search-digital-marketing-strategies